Como funciona

O que é um FIDC?

O Fidc é um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios estruturado sob a forma de condomínio fechado, multi-cedente e multi-sacado, com prazo de duração indeterminado.

Os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs), também conhecidos como Fundos de Recebíveis, foram criados a partir da Resolução nº 2.907/01 do Conselho Monetário Nacional – CMN e regulamentados pela Instrução 356/01 com nova redação dada pela Instrução 393/03 da Comissão de Valores Mobiliários – CVM.

O Fatori Fidc disponibiliza dois tipos de quotas para os investidores:

Cotas Seniores: Trata-se de uma aplicação mais conservadora, em que o investidor tem prioridade de resgate de suas cotas, em relação àqueles que investem em cotas Subordinadas, não se sujeitando às demais classes de cotas para efeito de amortização, resgate e distribuição de rendimentos.

Cotas Subordinadas: São as chamadas cotas de perfil arrojado. Os investidores que aplicam nesta classe de cotas se subordinam às cotas seniores para efeitos de resgates, amortizações e distribuição de rendimentos. Desta forma, as cotas subordinadas funcionam como uma espécie de garantia dos direitos creditórios, servindo como suporte para absorver eventuais inadimplências por parte dos sacados, bem como outras despesas do fundo e oscilações que impactem negativamente o cotista sênior, garantindo assim a rentabilidade negociada na emissão. Com isso, as cotas subordinadas só são remuneradas após as cotas seniores terem sido totalmente pagas.